E os indígenas?

"'Nós' também queremos computador..."
Em meio às florestas, tribos inteiras... Poucas realmente não tem contato com o mundo tecnológico... Mas, até que ponto podemos/devemos promover inclusão digital para os grupos indígenas?
"De 3 a 5 de junho, a roda de conversa acontece no Ponto de Cultura Indígena de Rio Branco (AC). De 10 a 12 de junho, a roda será realizada no Centro Yorenka Ãtame, localizado no município de Marechal Thaumaturgo, também no território acreano. De 20 a 22 de junho, o encontro será na sede da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), no município de São Gabriel da Cachoeira (AM)." 

Inclusão digital é promovida nos Pontos de Cultura Indígenas.
Fonte: Portal Inclusão Digital.
Debates sobre como implantar as TIC (tecnologias da informação) em comunidades indígenas estão sendo feitos. Mas, até que ponto isto está certo? Até que ponto isto invade a cultura destes povos? Até que ponto isto é benéfico para cultura destes povos?
É uma pergunta a se fazer. Segundo o Ministério da Cultura, um dos idealizadores do projeto, seria benéfico às culturas. "Cada Ponto de Cultura receberá um kit multimídia. O objetivo é que as comunidades indígenas utilizem as novas tecnologias como ferramentas para a preservação e fortalecimento de sua identidade cultural.". Como citado na notícia do portal oficial, a idéia é incluir os indígenas para que estes registrem suas manifestações culturais. O kit multimídia, seria composto por:
  • Computador desktop com acesso à Internet banda larga, com DVD-RW, monitor 17', teclado, mouse, par de caixas de som, placa de vídeo para edição. Servidor, placa de rede, cabos, conectores, no break, web cam, fone de ouvido com microfone, placa de captura de vídeo, material para montagem de rede e estabilizador; filmadora digital, câmera fotográfica digital, microfone supercardióide, bateria para filmadora, fone de ouvido e fita minidv; kits de painel fotovoltaico, bateria, controlador de carga, módulo solar e inversor de voltagem de 12vcc para 110 V.
Como observado, os indígenas poderão postar material na Internet referente à suas manifestações culturais. Creio que a proposta é interessante, porém, deve-se exigir uma contrapartida dos grupos indígenas. Ou seja, deve-se capacitá-los para que registrem cada manifestação cultural...
E, por outro lado, deve-se investir mais também nas nossas cidades... Mas, isto é assunto para outra postagem... Até mais...
Frederico Oliveira, graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás.

\\a semana\\
O lado B, por Mariza Fernades...
Problema Temporário com as Postagens, por Equipe Digital Inclusa...
Cada um se vira como pode, por Denyse Nascimento...
E os indigenas?, por Frederico Oliveira.

1 comentários:

Isadora disse...

otima materia sobre os indigenas...
e quero parabenizar o novo template do blog...
Amei!!!

Postar um comentário

 
©2009 ' Digital Inclusa ' | by TNB