Wi-Fi nas principais Universidades de Goiás


Wi-Fi - internet sem fio

As redes sem fio (Wi-Fi), também conhecidas como Wireless Local Área Networks (WLANs), são redes onde não é preciso utilizar cabos para conexão. A maior diferença é que, em vez de conectar um cabo, o usuário deve selecionar qual rede sem fio quer utilizar, buscando sempre conectar aquela que está com melhor sinal. Para usar a Wi-Fi é preciso ter um laptop ou PDA com suporte para WLAN – ou seja, uma placa de rede sem fio (Wi-Fi) interna ou um dispositivo externo, como um cartão PCMCIA ou um adaptador sem fio USB.

Wi-Fi nas principais Universidades de Goiás

Em janeiro deste ano a Biblioteca Central da UFG (BC) passou a oferecer o serviço de internet sem fio – conhecida também como wireless ou Wi-Fi. O prédio, que tem mais de sete mil metros quadrados, foi dotado com três pontos de rede wireless. Um detalhe importante é que não é necessário o uso de senha para conectar-se à rede Wi-Fi da BC.
A UFG também disponibiliza rede wireless em outros prédios – como na Reitoria, no Campus 2, e na Unidade Riachuelo da Biblioteca do Campus Jataí.
A rede wireless da Biblioteca Central tem a intenção de atender as necessidades da comunidade universitária e, portanto, é de responsabilidade do usuário o zelo pela segurança de seus dados e de seu equipamento.
A Universidade Católica de Goiás também oferece acesso à internet pela rede sem fio a seus alunos e professores. No dia 1º de junho, ocorreu a solenidade de inauguração da rede Wi-Fi da UCG, onde foram distribuídos roteiros de uso da rede oferecida pela universidade.No primeiro acesso é necessário cadastrar-se, a partir do segundo acesso serão solicitados apenas usuário e senha. Como exemplo, para o aluno: usuário = matrícula; senha = senha do SOL (a senha deve ter no mínimo sete caracteres alfanuméricos. Caso a senha não tenha esse padrão, entrar no ‘link’ SOL na página da UCG e fazer a alteração). Para os servidores administrativos e docentes, usuário e senha são os mesmos da rede UCG. Por segurança, a autenticação será mantida por 90 minutos; após esse tempo, será solicitada nova autenticação. Cada usuário só poderá ter um único equipamento cadastrado na rede.

Danielly Cristine,Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás.

Fonte: Sites da Ufg e Ucg

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 ' Digital Inclusa ' | by TNB