Os Blogs e a Obrigatoriedade do Diploma

Temos aqui discutido sobre as faces da inclusão digital, a quem ela afeta (de modo positivo ou negativo), a quem ainda não conseguiu alcançar, mas sendo nós mantedores deste blog, graduandos em Jornalismo não poderíamos deixar de abordar o tema que abalou a categoria nesta semana. O STF decidiu no último dia 17, por 8 votos a 1, que não é preciso ser formado para exercer a profissão de Jornalista.
Segundo o presidente do STF, Gilmar Mendes, exigir o diploma de quem exerce jornalismo é contra a Constituição Federal, que garante a liberdade de expressão e de informação.
A liberdade de expressão está sendo usada como bode expiatório, pois a internet está aí e citemos como exemplo os blogs, com a popularização deles qualquer pessoa tem à sua disposição uma excelente ferramenta, de fácil utilização, para divulgar as informações que desejar, ou seja, expressando-se livremente; a inclusão digital torna esse tipo de mídia, e ainda esse tipo de liberdade acessível a maioria, sendo assim devemos nos perguntar, por quê 40 anos foram precisos para que se visse que o cidadão brasileiro estava sendo lesado em seu direito de expressar-se ?
O ministro Marco Aurélio Mello, único a votar a favor da obrigatoriedade do diploma, afirmou que o jornalista tem de ter técnica para entrevistar, reportar e pesquisar. “Devo presumir o que normalmente ocorre não o excepcional: que tendo o profissional o nível dito superior estará mais habilitado à prestação de serviços profícuos à sociedade brasileira” afirmou. Mas há entre os Jornalistas diplomados aqueles que defendem a não obrigatoriedade do diploma e é essa desunião da categoria (diplomada) que nos expõe ao risco de adquirir durante quatro anos, conhecimento crítico para lhe dar com a informação e divulgá-la pelas mais diversas mídias e, no entanto não sermos remunerados equivalentemente ao nosso preparo profissional ou ainda termos nossas vagas de emprego ocupadas por pessoas despreparadas, seja por motivos econômicos ou outros que a empresa jornalística listar.
Talvez, os esforços de muita gente anterior a nós, para a construção de um ensino superior em Jornalismo de qualidade, tenham dado certo e tão certo que a formação de profissionais capazes de analisar e julgar a informação a ser emitida, e honrar o compromisso da busca pela verdade esteja incomodando alguém - os donos de alguns veículos comunicadores impressos ou não, algumas (muitas) pessoas em Brasília, onde por acaso está situado um certo Tribunal, e outros; tanto que decidiram desenterrar esse assunto, com alegações absurdas, pois o cidadão comum não poderia viver sem tal decisão, enquanto outros processos se arrastam. Somemos então a pobreza econômica à de informação de qualidade que assolará o nosso País.

O debate movimentou o site da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Leia aqui textos de professores da faculdade sobre a exigência do diploma...

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 ' Digital Inclusa ' | by TNB