Inclusão digital infantil

É engraçado perceber a influência das propagandas sobre os telespectadores e o quanto é rápido a sua absorção por eles, sua aceitação. Em uma nova propaganda da Tigor T. Tigre , explora-se o mundo de uma criança ciberconectada e suas inúmeras possibilidades de usufruir do ciberespaço. Esta abre um leque de opções para as crianças do cibermundo, da qual a propaganda é direcionada, elas se vêem na necessidade de vivenciar o mesmo que o garotinho. Ter um computador no quarto, um mp4 cheio de músicas, jogos on-line, maquina fotográfica, no entanto, o garotinho se desfaz em múltiplos dele mesmo para mostrar a agilidade da internet enquanto fica o tempo todo sozinho no seu quarto.





A inclusão digital de crianças não foi gradativa, muitas aprenderam a usar o computador em casa através de jogos, outras nas escolas primarias e têm aquelas que jamais mexeram em um computador.

O computador como um ferramenta domestica, a acessibilidade de toda a família à ele, é aberta e muitas vezes não existem filtros de segurança para impedir o acesso a determinados sites. Implica-se dizer que as crianças tem uma enorme "arma" dentro de casa e por não saberem usar, ocasiona em conseqüências incontroláveis. Vão crescendo tendo a internet como o único meio de achar as informações verídicas, os contatos se reduzem ao Msn, Orkut e outros sites de relacionamento, a leitura e a escrita se tornam precárias e muitas dessas crianças não terão chances futuras de se profissionalizar.

Não critico esta propaganda em si, porque, aliás há um forte fundo ideológico, mas critico o sistema que inviabiliza o uso da internet por crianças enquanto não houver uma forma de assegurar que estas não se envolveram além dos seus limites lúdicos.
Essa tentativa de usar o computador como ferramenta educativa vem se desenvolvendo nas escolas afim de unir os conteúdos obrigatórios com as possibilidades do mundo digital e tentar acabar com a exclusão digital das crianças.





Isadora Picolo, graduanda do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás

1 comentários:

Joana disse...

Boa matéria!!!

Postar um comentário

 
©2009 ' Digital Inclusa ' | by TNB