Esteja sempre de olho....

Tem-se ouvido muito a respeito de implantação de projetos de inclusão digital no Brasil. No entanto, de que forma se dá o desenvolvimento desses projetos? O Estado, em todas as suas faces, tem suporte para empreender tais projetos? Quais seriam os suportes necessários à realização desses projetos.
Sim, realmente há bons projetos por parte do governo. Todavia, falham em sua implantação e manutenção. E isso ocorre por diversos fatores.
Um exemplo cabível (obs. vivido por mim) é um dos programas do estado de Goiás: o laboratório de informática nas escolas estaduais. O qual tem por objetivo auxiliar na aprendizagem e, claro, na inclusão digital dos alunos por meio de pesquisas na internet, trabalhos interativos e diversas outras ferramentas que o computador tem a oferecer.
Contudo, a implantação do projeto foi permeada por falhas em diversos pontos: internet lenta, não-preparação (ou, não-contratação) de profissionais qualificados para operação do laboratório, o não-treinamento do docente e direção escolar para melhor utilização desta ferramenta vasta, não conscientização do discente da relevância do laboratório, etc.
Foi desta forma que o laboratório foi entregado às escolas, que tiveram de se contorcer para tentar utilizá-lo de maneira racional, o que é impossível para escolas já sucateadas e com um número limitadíssimo de funcionários. Quanto à manutenção do projeto, não houve e não há nem para os próprios computadores que se encontram em sua maior parte desativados hoje.
Este exemplo mostra-se ótimo para uma reflexão. Quando ouvirmos falar de implantação de projetos, seja em qualquer área, devemos fiscalizar, pois é nossa atribuição enquanto cidadãos.
Portanto, ajudem a tornar melhor nossa realidade fiscalizando e cobrando ações de nossos governantes...

...Esteja sempre de olho.
Michel S. do Carmo, graduando de Jornalismo na UFG.

1 comentários:

Mariza Fernandes disse...

Fato! No colégio onde eu estudava,o laboratório só foi aberto aos alunos uma vez.

Postar um comentário

 
©2009 ' Digital Inclusa ' | by TNB