Exclusão Digital

É, eu sei que esse blog trata do assunto de Inclusão Social, mas não podemos ser utópicos de acreditar cegamente que há uma inclusão total dos aparelhos digitais.


Ferramentas digitais são computadores, DVDs, vídeo digital, som digital, telefonia móvel e outros.


Infelizmente não são todas as pessoas que tem acesso a esse tipo de ferramentas.


É inevitável dizer que as classes mais pobres têm menos acesso as tecnologias digitais. Apesar de hoje a desigualdade digital ser menor, não podemos pensar que ela não exista, pois existe sim, e isso é um problema grave.


Uma pessoa incluída digitalmente não é aquela que necessariamente acessa a internet ou tem um celular. Para uma pessoa ser totalmente incluída nesse mundo digital, precisa dominar , pelo menos ter noções básicas, e tem que utilizar essas tecnologias ao seu favor e para facilitar seu dia-a-dia. Se uma pessoa apenas acessa a internet, mas, por exemplo, não domina um computador para chegar a informação que deseja na rede, então ela não está incluída digitalmente como se pensa.


Sabe o que é mais engraçado??


É que para passar a imagem de que a África está "informatizada" , eles colocam uma foto de um cidadão africano usando um computador ou celular, mas será que é isso o que eles realmente precisam nesse exato momento?






Acho que não.


A Informatização de um país tem que vim como beneficio e depois que uma estrutura toda tiver sido implantada. Por exemplo, na África não precisa de internet e computador para todos se não tiver saneamento básico, energia ou escolas de qualidade.


Vendo essa foto temos a falsa impressão de que lá chegou o mundo da internet e está acessível a todos, mas isso não é verdade. A internet lá e em quase todo o mundo não é acessível a todos.


Não precisamos ir tão longe para sabermos que nem todos desfrutam dessa arma sem limites que é a internet. Esse gráfico pode nos mostrar melhor o que estou tentando dizer:


Esse gráfico foi feito em 2005, hoje as coisas mudaram um pouco, mas não muita tanta coisa assim. O que está claro nesse gráfico é que : O acesso as ferramentas digitais estão maiores nas regiões mais ricas do país. Os cinco estados mais incluídos são o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, e os cinco mais excluídos são o Maranhão, Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas. Isso prova que a pobreza e a baixa escolaridade influenciam sim no acesso as tecnologias de "interligação" mundial.

Em suma, não podemos dizer que há uma inclusão digital completa, pois sabemos que não há. Mas , ao contrário da desigualdade social, que só cresce, a desigualdade digita tende a diminuir cada vez mais. Quando essa tal desigualdade chegar a zero, em algum tempo bem distante, pra não dizer nunca, podemos dizer que há uma Inclusão total das ferramentas digitais, mas enquanto isso, vamos checando nossos Emails , néh??

---------------------------------------

Referências Bibliográficas :

WIKIPÉDIA : http://pt.wikipedia.org/wiki/Exclus%C3%A3o_digital

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_digital

http://www2.fgv.br/ibre/cps/mapa_exclusao/apresentacao/Texto_Principal_Parte1.pdf

-------------------------

Escrito por : Thiago Martins

2 comentários:

Isadora Picolo disse...

Thiago concordo com você quando você diz: "não podemos ser utópicos de acreditar cegamente que há uma inclusão total dos aparelhos digitais."
Existem muitas pessoas que não tem acesso a internet, nem por lan houses. Infelizmente, algo tem que ser feito porque ninguem quer ficar à margem da sociedade de rede.

Ialhy Gabriela disse...

Fotos só querem esconder a realidade !
Hoje eu já disse que você é demais, meu bem ?
aushdfuashfuashfuhsf

também concordo com você que: " A África não precisa de internet e computador para todos se não tiver saneamento básico, energia ou escolas de qualidade."
Se fosse pra esconder alguma coisa, que não fosse a 'inclusão digital' ou 'exclusão' :D

- beijos, principee :*

Postar um comentário

 
©2009 ' Digital Inclusa ' | by TNB