... do ponto de vista dos excluídos

os filmes futuristas estadunidenses não cansam de mostrar a "inevitável" evolução digital que vai se mostrar presente ao longo das próximas décadas no mundo. A impressão que fica ao ver esses filmes é a de que essa evolução será harmoniosa e geral, uma benfeitoria que reduziria os esforços humanitáros em todos os sentidos e parâmetros, e mais,abrangeria todas as divisões sociais existentes.
longe de nós, meros habitantes de terceiro mundo, de atirar pedras nas ficções científicas daquela simpática e compreensiva comunidade. Também não podemos deixar de reconhecer as influências dessas produções e idéias cinematogáficas para com a ciência. Todavia, não podemos "hipocritizar"(neologismos a parte) e dizermos que de fato esa tecnlogia naturalmente irá chegar as mãos de todos, sem qualquer esforço de políticas públicas e cooperações internacionais.
aliás, o que ocorrerá naturalmente, se não houver esforços político-admnistrativos, é o contrário,o crescimento exponencial da exclusão digital.
afirmo isso partindo do seguine princípio: cada vez que se criam mais ferramentas, progamas, software´s e outras palavras "anglo-universais" que poucos entendem, e as massas não acompanham esse desenvolvimento,a exclusão vai ainda mais se alastrando. Podemos aprender a utilizar algum programa,mas podemos ter certeza de que em breve tempo o mesmo estará ultrapassado,e nós estaremos ultrapassados se não aprendermos a utilizar a mais nova,recente,atual e contemporânea(redundâncias a parte) ferramenta, estaremos nós ultrapassados. A consequência disso na organização social, é a falta de mão de obra qualificada em crescimento assustador.
nos próximos domingos estarei abordando esta questão do ponto de vista sócio-político, e sempre que possível alertar e lembrar que a inclusão digital não vai acontecer como um milagre da natureza, e que se não ocorrer inclusão,certamente em um futuro não tão distante( e isso não é ficção científica) o sistema capitalista pode entrar em colapso.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 ' Digital Inclusa ' | by TNB