O crime de Obama...

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América, revelou-se um contraventor dos direitos autorais. Explicar-lhes-ei porquê. Obama deu a rainha Elizabeth II um iPod carregado com seus discursos, fotos e imagens da visita da rainha aos EUA e músicas da Broadway. É justamente aí que está o problema. Mesmo que você compre um CD, transformá-lo para carregá-lo num player é uma contravenção às leis de direitos autorais.
Mas, por que discutir isto? O que quero dizer é que as novas tecnologias tem sim mudado o mundo e, justamente por isto, algumas regras tem de ser repensadas. Vivemos a geração onde o share é cada vez mais frequente e, que,  por mais que os donos do Pirate Bay foram presos, a prática é cada vez mais comum.
Os crimes via internet são julgados, atualmente, pelo código penal. Alguns creem que já há necessidade de criação de leis específicas para a Internet, para, assim, evitar que alguns crimes não possam ser bem julgados. O que deve ser repensado é toda nossa forma de cultura, etc., que sofreu grandes mudanças com o advento de algumas ferramentas digitais. O direito autoral é talvez o ponto que mais sofreu relativização. Hoje, quase não há mais preocupação com as fontes em trabalhos acadêmicos, em baixar músicas da Internet, a cultura do "de graça é mais gostoso". Mas, um paradoxo já muito citado aqui no blog é que alguns artistas já disponibilizam seu trabalho via Internet.
Obama é culpado de infringir alguma lei? Esta não é apenas uma questão feita por ser o presidente da maior potência do mundo, mas, sim, porque temos de rever alguns conceitos com o advento destas tecnologias. Se não fizermos isto, a Inclusão Digital possivelmente será mais difícil ainda...

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 ' Digital Inclusa ' | by TNB