Telecentros


Telecentros são locais com computadores ligados à internet banda larga, que costumam possuir entre 10 e 20 micros onde são oferecidos cursos de informática básica, oficinas especiais e acesso à internet. Tudo isso gratuito. O objetivo principal dos telecentros é ampliar a cidadania e combater a pobreza através da inclusão digital.
Os Telecentros hoje são vistos da mesma forma que os postos de saúde, creches, escolas públicas... Enfim, a idéia é que a população tenha acesso a eles mais facilmente. O acesso à internet através dos Telecentros é um modo de os cidadãos excluídos, do ponto de vista tecnológico, interagirem com os cidadãos incluídos. Além de possibilitar que um aluno do ensino médio de escola pública, por exemplo, tenha acesso a material adequado para seus estudos, ou que um cidadão desempregado disponibilize seu currículo e encontre ofertas de emprego.
Em São Paulo, O secretário Municipal de Participação e Parceria, representado por Francisco Buonafina, participará do Seminário Telecentros Brasil – Inclusão Digital e Sustentabilidade, que irá acontecer em Brasília nos dias 13, 14 e 15 de maio. Realizado pela Associação Telecentros de Informação e Negócios, o seminário terá o objetivo de realizar a integração dos gestores dos diversos programas de inclusão digital do Brasil, por meio de um espaço democrático e participativo onde serão discutidas soluções efetivas para a sustentabilidade dos Telecentros, identificando as melhores práticas, modelos e dinâmicas de constituição e expansão do programa, bem como a capacitação e treinamentos.
A idéia é boa, se for levada adiante, será um grande salto na luta pela inclusão ditital.

2 comentários:

Frederico Oliveira disse...

Gostei muito da postagem e da discussão da idéia do Telecentro. Por ser um centro dedicado principalmente à inclusão digital dos menos favorecidos, é importante continuar estas discussões e fazer com que nossos políticos os implantem! =) Inclusão Digital é possível, desde que haja engajamento de todos.

Isadora Picolo disse...

Acho expressamente importante os telecentros seremm gratuitos. O acesso de pessoas com poucos condições de renda, mostra que os telecentros tem qualidade e dá as pessoas a possibilidade de estarem ciberconectados, de ampliar a cidadania e combater a pobreza.

Postar um comentário

 
©2009 ' Digital Inclusa ' | by TNB