Panorama Digital...

Em primeiro lugar, bem vindos à Digital Inclusa. Este blog pretende discutir sobre as tecnologias digitais e seu alcance, pretende falar sobre a Inclusão Digital. Mas, por que Digital Inclusa? A palavra "digital", que hoje tem um grande número de significados diferentes, tem origem na palavra "dedo". Como a maioria dos aparelhos eletrônicos são ativados pelos dedos, surge esta expressão.
O mundo digital nunca foi tão grande. A tecnologia avança e cada dia, mais e mais recursos são possíveis através dos recursos tecnológicos. Entretanto, por outro lado, quanto mais a tecnologia avança, mais o "abismo digital" se alarga e aprofunda. Mais e mais pessoas ficam sem acesso à novas tecnologias. Este fato é denominado "Exclusão Digital". O objetivo deste blog: : discutir e propor estratégias, idéias, etc. para promover a Inclusão Digital.
O mundo digital é extremamente extenso. De celulares à computadores, mídias digitais (TV, rádio, WebTV e Webrádio), internet (móvel ou não), redes locais (intranets), enfim, um mundo complexo que interliga-se. Um mundo "virtual", muitas vezes, que liga o mundo real. E, por outro lado, separa, segrega as pessoas que não tem acesso à estas tecnologias.
Um fato sobre estas tecnologias: não são estáticas. São dinâmicas. E a presença destas nas nossas vidas é cada vez maior. O Brasil tem 151,9 milhões de assinantes de telefonia móvel, 8 em cada 10 brasileiros tem um aparelho celular (Anatel, resultado comentado disponível nesta página da Agência Brasil: Número de assinantes de telefonia celular no Brasil já ultrapassa 151 milhões). Isto significa que quase todos tem celular? Não mesmo. Por mais que a presença deste seja enorme percentualmente (79,79%), não são todos que os possuem. O que tem ocorrido, atualmente, é que muitos habitantes tem mais de um número (possibilidade da tecnologia GSM), para aproveitar as promoções das operadoras. É um processo semelhante ao que já ocorre na Argentina, na Europa e nos países desenvolvidos. A tecnologia celular no Brasil passou por diversas modificações. De analógico para TDMA, de TDMA para CDMA (pela operadora Vivo) e GSM padrão europeu, e, atualmente, de CDMA para GSM padrão americano (na mesma operadora). Não é estática. A tecnologia, seja em que área for, é dinâmica.
Com esta dinamicidade, são todos que tem acesso à estas? Infelizmente, não. Entretanto, é possível observar que estas ajudam a inclusão. A Rocinha, comunidade carente do Rio de Janeiro (RJ), foi totalmente coberta por internet via Wi-Fi (Wireless Fidelity, rede sem fio). Isto demostra que a população da comunidade, que é organizada (associação de moradores forte, dentre outros fatores), conseguiu pressionar o governo para que este possibilitasse esta forma de inclusão, já comum em cidades do interior paulista. Por outro lado, ainda é necessário um computador, que nem todos na comunidade possuem.
Por que discutir inclusão digital? Porque não é futuro, É PRESENTE! O mundo digital está cada vez maior, cada vez mais necessário para que as sociedades, as comunidades se integrem e se mantenham. Em outras palavras, atualmente é impossível ao indivíduo viver excluído do mundo digital. O que os políticos pensam sobre isto?
A última campanha para prefeito da cidade de Goiânia* foi marcada pela discussão sobre a inclusão digital. Um dos candidatos, o deputado federal Sandes Junior propôs a instalação de antenas por toda a extensão da cidade para prover sinal de internet. Utilizar-se-ia uma frequência de wireless. O atual prefeito, Iris Rezende Machado, em sua campanha prmeteu distribuir notebooks à alunos das escolas municipais e aulas de informática nas mesmas. Cabe a nós, cidadãos, cobrar isto agora.

* Nós, da Digital Inclusa, pretendemos estimular o debate sobre a Inclusao Digital e, assim, ajudar a promovê-la. Não serão publicadas visões políticas. Os candidatos aqui citados o foram por serem os mais votados nesta eleição.

AGENDA: Próxima semana, I Semana de Oficinas da WebTV Magnífica Mundi. Saiba mais no site da Web Tv: Magnífica Mundi.

O QUE PRETENDO DISCUTIR AINDA... "Computação de Nuvens e Inclusão Digital", "A geração share"... Espero que estejem ansiosos... Até mais... =)

P.S.: TEM ALGUMA IDÉIA DE TEMA PARA QUE POSSAMOS DISCUTIR? Escreva como comentário que iremos discorrer sobre a mesma... Obrigado, até mais... =)


Frederico R. Oliveira, graduando do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás.


1 comentários:

Isadora Picolo disse...

O mundo digital é extremamente extenso, ao mesmo tempo que liga o mundo real, por outro lado, separa, segrega as pessoas que não tem acesso as novas tecnologias.Qual a solução? como não haver segregação? Temos que achar respostas.

Postar um comentário

 
©2009 ' Digital Inclusa ' | by TNB